Olhar Fotográfico em São Paulo – construa a sua memória
« VoltarA fotografia é um recurso de comunicação cada vez mais utilizado pelas pessoas. Ela está presente nas redes sociais, na decoração de ambientes, no jornalismo e em inúmeras outras formas no nosso cotidiano.
Assim, cresce a vontade das pessoas em dominar a “arte” da fotografia e seus segredos.
Vários elementos precisam estar conjugados em sintonia para que uma boa foto aconteça. Esses elementos dependem de fatores externos como a luz disponível e o ambiente, da capacidade técnica em atender os conceitos básicos da fotografia (abertura, diafragma, obturador, tipo de luz, enquadramento e composição, por exemplo) e do olhar fotográfico do fotógrafo. O foco deste roteiro está neste último e imprescindível fator.
Como cenário teremos a cidade mais movimentada do país: São Paulo.
O guia de turismo foi um fotógrafo profissional e hoje tem a fotografia como um hobby. Ele mantém um diálogo com os participantes buscando acima de tudo perceber aquilo o que mais chama a atenção de cada um dos participantes durante o passeio. Cada um tem suas vivências pessoais, seus interesses e suas visões sobre o mundo. E chegando a um novo ambiente certamente perceberá as coisas que normalmente passam despercebidas pelo olhar do paulistano, geralmente apressado.
O guia estimulará os participantes, ou melhor, os fotógrafos, a desenvolverem o olhar fotográfico e, quando necessário, dará instruções de técnicas de como registrar e eternizar aqueles momentos de contemplação. Não importa o tipo de câmera dos participantes. Estará à disposição uma câmera fotográfica profissional.
Certamente serão levadas para casa grandes recordações!
“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar”. Arnold Newman (1918-2006 – respeitável fotógrafo americano)
Duração: 5 horas
Número máximo de participantes: 10
Roteiro: Parque do Ibirapuera (parada), Avenida Paulista, centro histórico (parada).
Observação: a ordem das paradas e o roteiro podem ser modificados conforme vontade dos participantes e em virtude de condições climáticas. Quando possível podemos incluir uma visita a uma exposição fotográfica.