Roteiro dos Mirantes - Trilhas do Alto da Montanha - Santos

« Voltar

Projeto Trilhas do Alto da Montanha

Quando falamos em montanha, na verdade nos referimos ao maciço de São Vicente. Esta é uma grande formação rochosa, encontrada do meio da Ilha de São Vicente. Ele possui vários acidentes geográficos, ou seja, uma cadeia de morros, compostos de granito e gnaisse, que têm idade geológica de cerca de 600 milhões de anos.

Cerca de 35 mil pessoas moram nos 16 morros de Santos. Porém, esta área é pouco conhecida pelos que moram na “cidade baixa”.

Nesta área, além de toda a diversidade cultural, com os seus redutos de sambas, pelas tradições portuguesas, nordestinas, pelo seu futebol de várzea e pela sua culinária, há um grande cinturão verde pouco conhecido sofrendo risco de expeculação imobiliária..

A Parceiros do Turismo foi convidada a conhecer a área e avaliar o seu potencial para o desenvolvimento de atividades de ecoturismo em Santos. E a conclusão é que temos uma joia que deve ser protegida.

Assim, a Parceiros se dedicará a desenvolver nessa área, atividades de educação ambiental e de lazer, em parceria com a Prefeitura Regional dos Morros e a Secretaria de Economia Criativa, Empreendedorismo e Turismo, sempre visando desenvolvimento sustentável (ambiental, econômico e social) para a localidade e seus moradores.

 

Roteiro dos Mirantes - Pico do Urubu (Monte da Oração) e Pico do Lajão.

Próximas datas para a formação de grupos: confira no botão Nossa Programação .

Horário e ponto de encontro: 08:30 na Av. Prefeito Doutor Antônio Manoel de Carvalho, 1112 (portão que fica em frente a Congregação Cristã no Brasil, no morro da Nova Cintra).

Valor: R$ 55,00 por pessoa.

Número de participantes: máximo de 15 participantes.

Nível de dificuldade: médio. Importante estar em boa saúde física. Os participantes receberão um termo de responsabilidade para participarem da atividade.

Distância a percorrer: cerca de 3,5 km em terreno acidentado com aclives e declives.

Características: duas trilhas circulares (que voltam para o ponto de partida).

Observação: seguir à risca as dicas preparatórias que serão enviadas aos inscritos.

Programação:

No local faremos uma introdução sobre a atividade e depois de uma conversa com os integrantes iniciaremos nossa caminhada com destino ao Pico do Urubu, também chamado Monte da Oração. Esse é um belo local para realização de uma dinâmica com os nossos guias.

Assim, voltaremos próximo ao ponto de origem para realizarmos a trilha que chegará a Pico do Lajão, que o nosso anfitrião, o Scooby, gosta de chamar de Gran Finalle do passeio, pela exuberante vista de 360 graus da região. De lá é possível ver tanto Santos como São Vicente e Cubatão.

 

Curiosidades, características sobre a Mata Atlântica, sua fauna e flora serão abordadas no passeio com a nossa equipe multidisciplinar.

Link para os próximos passeios com data marcada (em grupo)https://mymento.com.br/parceiros-do-turismo/roteiro-dos-mirantes-trilhas-do-alto-da-montanha-6292?u=918402

 

Equipe de Trabalho

Diogo Dias Fernandes Lopes

Diogo

Turismólogo, técnico em agenciamento de viagens, guia de turismo com vasta experiência em turismo receptivo, atuando em território nacional e no exterior e com fluência em Inglês e Espanhol.

 

Josafat Barbosa

Guia de Turismo com especialização em atrativos naturais, de origem indígena, pai de 4 filhos e com grande atuação em ecoturismo na região amazônica. Tem fluência em Inglês, Espanhol, Italiano e Francês.

 

Elaine Oliveira de Jesus

Turismóloga, Guia de Turismo, moradora e líder de turismo comunitário do morro do São Bento e voluntária no Projeto Amigos do Bairro.

 

Vanessa Fernandes Costa

Enfermeira com Mestrado em em Ciências da Saúde, mãe de um menino e uma menina e amante da natureza.

 

Josenildo Batista da Silva (Scooby).

Grande conhecedor da área, monitor Ambiental, “guardião da floresta”, morador do Morro do São Bento.

    

Observação: a equipe de trabalho selecionada pode variar de acordo com a data do roteiro em virtude das disponibilidades dos profissionais e da necessidade do grupo. Mas sempre haverá um guia de turismo acompanhando e um profissional conhecedor da área visitada.

 

Interessado? Entre em contato conosco:

Veja Também

Trilha do Pai Zé – Pico do Jaraguá - São Paulo

Esta trilha leva ao Pico do Jaraguá, o local mais alto da cidade de
Ver mais

Fazenda Cabuçu - trilha com cachoeira

Fazenda CabuçuLocalizada na área continental de Santos, há cerca de 50 km do nosso
Ver mais

Trilha da Pedra Grande - Parque Estadual da Cantareira - São Paulo

Essa trilha está localizana no Parque Estadual da Cantareira, tem 9,6 km (ida e volta)
Ver mais

Contato

Endereço: Rua Maria Máximo, 153 / 52C - Ponta da Praia - Santos - CEP 11030-101
contato@parceirosdoturismo.com.br
+55 11 99544-9825 (São Paulo)
+55 13 99771-9825 (Santos)
(13) 99771-9825